sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Decisões do Mix de Produtos



Uma organização que possui diversas linhas de produtos tem um mix de produtos(ou composto de produtos), o qual consiste em todas as linhas de produtos e itens que determinado vendedor põe à venda. O mix de produtos da Avon consiste em quatro grandes linhas de produtos: cosméticos, jóias, moda e itens de uso doméstico. Cada linha de produto consiste em diversas sub-linhas. Por exemplo: a linha de cosméticos se subdivide em batom, rímel, pó compacto e assim por diante. Cada sublinha tem muitos itens individuais. Em geral, o mix de produtos da Avon inclui 1300 itens. Em comparação, uma loja típica da Kmart estoca 15 mil itens, a 3M comercializa mais de 60 mil produtos e a General Electric fabrica um total de 250 itens.

O mix de produtos de uma empresa tem quatro dimensões importantes: abrangência, extensão, profundidade e consistência. A abrangência de uma linha de produtos refere-se ao número de diferentes linhas de produtos que a empresa produz. Por exemplo: a Procter & Gamble comercializa um mix de produtos bastante amplo que consiste em muitas linhas de produtos, inclusive papel, alimentos, produtos de limpeza para o lar, produtos medicinais, cosméticos e produtos de higiene pessoal.


A extensão do mix de produto se refere ao número total de itens que a empresa produz dentro de cada uma de suas linhas. Por exemplo: a P&G vende oito embalagens de sabão em pó, seis sabonetes para as mãos, seis xampus e quatro detergentes.


A profundidade da linha de produtos refere-se ao número de versões oferecidas para cada produto da linha. Assim, o creme dental Crest vem em três tamanhos e em duas fórmulas(pasta e gel).






Por fim, a consistência do mix de produtos se refere ao grau de proximidade e relacionamento entre as várias linhas de produto e seu uso final, exigências de produção, canais de distribuição ou qualquer outra característica. As linhas de produtos da P&G são consistentes porque abrangem produtos de consumo que passam pelos mesmos canais de distribuição. Mas são menos consistentes pois realizam diferentes funções para os compradores.


Essas dimensões do mix de produtos oferecem os meios para se definir a estratégia de produtos da empresa. Ela pode ampliar seus negócios de quatro maneiras. Pode adicionar novas linhas de produtos,aumentando assim a abrangência de seu mix de produto. Desse modo, as novas linhas aumentam a reputação da empresa nas outras linhas de produtos. Pode aumentar a extensão de suas linhas de produtos atuais para se tornar uma empresa de linha mais completa. Ou pode adicionar mais versões de cada produto e assim, aprofundar seu mix de produto. Por fim, a empresa pode perseguir uma maior - ou menor - consistência de suas linhas de acordo com seu objetivo de ter boa reputação em apenas um campo ou em muitos.

Fonte: marketingeafinsbr.blogspot.com.br


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